Química

Doping

Representação de "Doping"
Mesmo na década de 1920, quando ainda não existia uma Associação Olímpica que fiscalizassem o uso de drogas que aumentassem o metabolismo do ser humano ou do animal, já ocorriam casos do chamado “doping”.
Atletas usavam os chamados esteroides anabolizantes, tanto para cavalos quanto para humanos, para incentivar o hormônio testosterona, substância que faz ocorrer uma síntese para a reparação e fortalecimento dos músculos. São formadas de substâncias variações sindéticas. Porém não trazem só benefícios: por causa de seu alto nível de anabólicos, por exemplo, pode trazer ou agravar várias doenças para o corpo como hepatite tóxica. Mas também pode contribuir para arteriosclerose, hipertensão, alterações no processo reprodutor, aumento de agressividade, desenvolvimento de tecido mamários nos homens, efeitos virilizantes e suscetibilidade de lesão no tecido conectivo.
 Pode ser detectado na urina do indivíduo, também pelo exame de sangue, o rápido desenvolvimento da aparência e também nas alterações emocionais.

Fonte : http://www.coladaweb.com/drogas/anabolizantes-ou-esteroides-anabolizantes